tecnologia e inovação

Tecnologia vai muito além de noções baseadas apenas em ‘hardware’, ‘software’, ‘aparatos digitais’, ’máquinas’ ou ‘equipamentos’. Tecnologia é conhecimento (produtivo) para a produção de bens e serviços e implementação nos mais diversos tipos de atividades.

À medida que as pessoas demandam cada vez mais ADIÇÃO DE VALOR, é preciso criatividade e tecnologia nos produtos e serviços, para isso a gestão empresarial precisa estar fortemente orientada para a inovação tecnológica num ambiente de colaboração.
Tecnologia vai muito além de noções baseadas apenas em ‘hardware’, ‘software’, ‘aparatos digitais’, ’máquinas’ ou ‘equipamentos’. Tecnologia é conhecimento (produtivo) para a produção de bens e serviços e implementação nos mais diversos tipos de atividades.

À medida que as pessoas demandam cada vez mais ADIÇÃO DE VALOR, é preciso criatividade e tecnologia nos produtos e serviços, para isso a gestão empresarial precisa estar fortemente orientada para a inovação tecnológica num ambiente de colaboração.

Grande parte das empresas investem em tecnologia pensando em suporte e base ás suas atividades principais e não como um componente estratégico das suas capacidades dinâmicas.

O aumento do ritmo da inovação tecnológica é uma das principais vias para o Brasil acelerar seu desenvolvimento. O que se percebe é um aumento das startups tecnológicas, abrindo grandes possibilidades também para as grandes empresas, se seguirem o conceito da inovação aberta. Quando grandes empresas criam suas redes porosas, abrindo-se às redes de conexão tecnológicas com o viés de agregar valor aos seus produtos e serviços, o desenvolvimento é inevitável.

Já empresas menores tem grandes dificuldades de investimentos em P&D e encontra ai a sua principal desvantagem tecnológica. Essa desvantagem possui relação direta com as capacidades internas (inicialmente) limitadas para explorar recursos disponíveis a fim de implementar a inovação nos seus produtos e serviços.

Porém para criar diferenciais estratégicos, há de se criar metodologias específicas de incremento, com base no conhecimento acumulado e isso não está ligado apenas a questão de investimentos de desenvolvimento e sim mudança na cultura organizacional valorizando suas capacidades dinâmicas não importando o tamanho da empresa.
|||

Uma empresa com longo tempo no mercado, mesmo variando de setor pra setor, ao investir na gestão do conhecimento, na gestão da inovação e nas redes de conexão, estará estimulando o fluxo de criativo, encontrando novos caminhos para adição de valor, destacando-se no mercado.

por Fábio Della Giustina | jul 2021